Bem vindo ao blog da Guarda Municipal de Taapiramuta

BEM VINDO AO BLOG DA GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ, O SEU ESPAÇO DE NOTICIAS.



PARA COLABORAR COM O BLOG, ENVIE A SUA MATERIA PARA E-MAIL.



guardamunicipaldetapiramuta@gmail.com




quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SENASP AUTORIZA QUE TODAS AS GUARDAS MUNICIPAIS TENHAM ACESSO AO INFOSEG




No dia 22/08/2012, por ocasião da visita do Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Joel Malta de Sá na Secretária Nacional de Segurança Pública - SENASP, a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina miki, assinou a portaria autorizando que todas as Guardas Municipais do Brasil tenham acesso ao INFOSEG.
O pedido de inclusão das Guardas Municipais do Brasil para acesso ao INFOSEG foi uma demanda do Conselho Nacional das Guardas Municipais apoiado pelo Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais em Segurança Pública.
A Portaria foi publicada nesta semana, no dia 27 de agosto de 2012 (Portaria nº 48 de 27 de agosto de 2012 – SENASP). É uma grande vitória para todas as Guardas Municipais do país, segundo Joel Malta de Sá.
Com esta Portaria a Guarda Civil terá facilidades no acesso à Rede INFOSEG (Banco de Dados Nacional usado pela Justiça, Ministério Público, Receita Federal e polícias de todo Brasil). O benefício poderá ser obtido através de convênio firmado entre Município e Ministério da Justiça, através da secretária Nacional de Segurança Pública (SENASP).
A liberação da senha para acessar ao banco de dados da Rede INFOSEG está sob responsabilidade da Secretária de Segurança Pública de cada estado, através de um Gestor, que libera e define as regras de uso das senhas deste benefício, mesmo com um Decreto Presidencial que estruturou a Rede Nacional de Informações de Fiscalização e Justiça – INFOSEG, (Decreto nº 6.138/06), reza (Art. 2º) o direito objetivo para que as Guardas Municipais ou Guardas Civis Municipais por meio de seus operadores acessem os dados confidenciais relativos à vida pregressa criminal de pessoas, situação jurídica de veículos automotores, pessoas desaparecidas e apreensões de drogas e entorpecentes.Com esta PORTARIA as Guardas Municipais consolida uma importante conquista no campo da tecnologia da informação no setor de segurança pública.Esta regulamentação dará mais agilidade no atendimento ao munícipe por parte da GM, que não irá mais precisar que outras corporações façam o trabalho de pesquisa. A partir desta Portaria o próprio agente da Guarda acessa a Rede INFOSEG e pode repassar ao seu companheiro de trabalho a informação de forma rápida e ágil, isso evita abusos, constrangimentos, até mesmo condução do cidadão de forma indevida.Essa ferramenta propiciará do dia-a-dia dos agentes tranqüilidade, confiança eficácia e agilidade, segundo Mauricio Maciel.Hoje, um número muito pequeno de Guardas utilizam a Rede Infoseg e se torna indispensável para consolidar a nova regulamentação das Guardas que está por vir, o texto já contempla como atividades das Guardas ações ambientais, fiscalização de trânsito e presença preventiva no espaço público.Sobre o INFOSEGA Rede é uma ferramenta de integração das informações de segurança pública, Justiça e fiscalização, auxiliando também a atividade de inteligência. A partir do seu banco de índices, disponibiliza dados de inquéritos, processos, armas de fogo, veículos, condutores, mandatos de prisão, dentre outros, mantidos e administrados pelas unidades da Federação e órgãos conveniados. O Acesso à Rede Infoseg é restrito aos agentes nacionais de segurança pública, Justiça e fiscalização.


Guarda Municipal prende três jovens acusados de arrombar carro dentro de escola



  •  
    Guarda Municipal prende três jovens acusados de arrombar carro dentro de escola














    Na manhã de hoje (29), prepostos da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana, sob o comando do comandante Marcos Vinicius prenderam três jovens acusados de invadirem a Escola Municipal Faustino Dias, localizada no Conjunto Feira VII e arrombarem um veiculo de um professor.
    Os acusados foram identificados como: Igor da Silva Moreira, 18 anos; Alan Douglas Pereira Salomão, 20 anos; e, um menor de 17 anos. Marcos Vinicius comandante da Guarda afirmou para reportagem que os acusados pularam o muro da escola de cerca de 2marrombaram com uma pedra o carro de passeiomodelo Palio Fire, placa policial HAY-3653, licença de Feira de Santana.
    O veiculo pertence ao professor da escola, cujo nome dele não foi revelado. Ainda de acordo com Marcos Vinicius, os bandidos arrombaram o veiculo para furtar o som automotivo

    Fonte: //www.policiaeviola.jornalfolhadoestado.com/noticias/275/guarda-municipal-prende-tres-jovens-acusados-de-arrombar-carro-dentro-de-escola/

domingo, 26 de agosto de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE MARAGOJIPE (BA) ATUANDO NA 43º REGATA ARATU X MARAGOJIPE


A Guarda Municipal de Maragojipe (BA) atuou com os Grupamentos de Operações Especiais e Grupamento de Proteção Ambiental, e proporcionaram a sensação de bem estar a todos os competidores, participantes e a população em geral.



A Regata Aratu – Maragojipe é considerada um dos maiores eventos náuticos da América latina, atingi este ano a sua 43º edição, cumprindo um dos mais belos percursos de regatas em todo o Brasil, com trechos de navegação pela Baía de Todos os Santos e pelo lendário Rio Paraguaçu, palco de muitas lutas pela independência da Bahia.

Com a participação de aproximadamente cerca de 400 veleiros e mais de 1.800 velejadores de vários estados do Brasil, bem como do exterior.









Mais uma vez a Guarda Municipal mostrou um grande trabalho trazendo mais tranqüilidade a todos os envolvidos e a população que prestigiou este grande evento de enorme repercussão.




Fonte: Guarda Municipal de Maragojipe/BA

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS



A Guarda Municipal de Juazeiro do Norte – CE, município a 533 km de Fortaleza, recebeu equipamentos de proteção individual, mais precisamente joelheiras e cotoveleiras, para os integrantes do Grupo Tático Municipal – GTM e das Bases de Segurança Comunitárias.

Os equipamentos de proteção individual foram adquiridos cm recursos próprios pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, com a finalidade de aumentar a segurança dos Guardas Municipais que conduzem motos da instituição.

O material faz parte do processo de reestruturação que a Guarda Municipal vem passando nos últimos 4 anos, que deve ter continuidade com a chegada do novo fardamento e de novas viaturas até o fim de setembro.

Fonte: SEPS – Juazeiro do Norte/CE

sábado, 25 de agosto de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS (BA) DESABAFAM DEPOIS DE ENTREVISTA DA SECRETÁRIA LEILA




Após o programa Fala Cidade da Rádio Lauro de Freitas FM ter entrevistado na ultima segunda-feira (20) o Guarda Municipal Jarbas Pires que denunciou por mais uma vez as péssimas condições nas quais se encontram as instalações da Sede da Guarda do nosso município e também sobre a falta de coturnos para toda corporação, a nossa redação entrou em contato com a Srª Inglide Leila, secretária da Administração que negou as denuncias.
Na tarde desta quarta-feira, os Guardas estiveram presentes em um curso promovido pelo Programa Nacional de Segurança (Pronasci), na secretaria de educação em Itinga e rebateram as informações da Secretária Inglide, além de citarem denuncias muito mais graves relacionadas ao caso do abandono.
Confira a denúncia dos servidores da Guarda Municipal de Lauro de Freitas que cederam uma entrevista de forma expontânea para a Rádio Lauro de Freitas FM:
A Guarda Municipal de Lauro de Freitas possui um efetivo de 170 servidores sendo 56 apenas concursados. Cerca de trinta novos concursados devem fazer parte do efetivo após seleção no ultimo certame realizado neste ano.


Por: Silva Jr
Imagens: Joane Alves

Chapada Diamantina: Quadrilha assalta banco e espalha terror em Souto Soares



Exclusivo: Quadrilha assalta banco e leva todo o dinheiro na Chapada Diamantina
Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (24), por volta das 10h30, cerca de seis homens fortemente armados assaltaram a agência do Bradesco da cidade de Souto Soares, na região da Chapada Diamantina. 
Segundo informações locais, os bandidos, em quase uma hora, causaram terror a clientes, funcionários e à população da cidade, e levaram todo o dinheiro da agência. Na ação, eles capturaram todo o dinheiro da agência e cinco pessoas como reféns. Mais de 50 disparos foram feitos para o alto, na tentativa de afastar os curiosos e inibir a ação da polícia. Na fuga, os bandidos colocaram um segurança do banco, sem camisa, em cima de um carro como escudo e saíram pelas ruas jogando moedas para cima. O teto da unidade ficou totalmente destruído por conta dos tiros disparados no interior do prédio. 


Fonte: Bahia Notícias

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Guarda Municipal de Tapiramutá recebe novos fardamentos

Hoje dia 22 de Agosto, aconteceu uma reunião para a entrega dos fardamentos. Com as presenças dos guardas municipais e comando da guarda, foi entregue para uso individual, (02) gandola, (02) calça e (04) camisa de malha para cada guarda, fincando o restante do material para ser entregue em outra etapa.
Fonte: Guarda Municipal de Tapiramutá

Suspeito de participação na morte de Eliza Samúdio foi assassinado em Minas Gerais


Sérgio Rosa Sales, de 24 anos, foi encontrado morto a tiros na manhã desta quarta-feira (22), em Belo Horizonte. Ele é primo Bruno, ex-goleiro do Flamengo. Assim como o jogador de futebol, Sérgio Rosa também era réu no processo que investiga o desaparecimento e possível assassinato de Eliza Samúdio, com quem Bruno tem um filho.

Sales estava em liberdade desde o dia 10 de agosto do ano passado. A Justiça concedeu o benefício porque o jovem estava colaborando com as investigações, participando, inclusive, de uma reconstituição sobre os momentos que podem ter antecedido a morte de Eliza Samúdio. Além disso, a Justiça também entendeu que Sérgio Rosa não tinha como influenciar no andamento do processo.

A morte de Sérgio Sales ocorreu próximo à residência dele, no bairro de Minaslândia. Ele teria sido perseguido por dois homens em uma motocicleta, que mataram o primo de Bruno com vários tiros. A motivação para o crime ainda não está clara e a Polícia investiga o caso.

sábado, 18 de agosto de 2012

Rio:Fernandinho Beira-Mar quer participar de campanha contra o crack, diz ONG


AE/Fernandinho Beira-Mar teria topado gravar um vídeo contra o crack

Alguns dos principais chefes do tráfico no Rio de Janeiro, como Luiz Ferrnando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar , Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha , e Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP , teriam aceitado participar de uma campanha contra a venda de crack nas favelas do Rio de Janeiro.
O projeto, chamado de "Anjos Contra o Crack", é organizado pela ONG Instituto Anjos da Liberdade. A presidente da instituição, a advogada Flávia Pinheiro Fróes, que defende vários criminosos, disse ao iG que foi até as penitenciárias federais de Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO) e cadeias no Rio e estaduais onde os traficantes estão presos para conversar sobre a campanha e recebeu grande adesão. Ela disse ter pedido autorização da Justiça para que os detentos participem do projeto.
Segundo Flávia, a participação dos chefões do crime na campanha seria por meio de um vídeo onde eles gravariam mensagens de repúdio ao crack ou, então, uma foto para cartilhas que serão distribuídas na cidade.
De acordo com a advogada, um dos mais entusiasmados com a ideia é Fernandinho Beira-Mar, que está preso em Porto Velho. Segundo Flávia, ele aceitou gravar. Outro que teria topado fazer um vídeo é Marco Antônio Firmino da Silva, o My Thor, suspeito de ser um dos líderes do Comando Vermelho (CV).
Flávia afirmou que outro traficante, Márcio Lima da Silva, o Tola, vinculado ao Terceiro Comando Puro (TCP), preso no Rio, será uma espécie de "garoto-propaganda" da campanha porque foi usuário do crack e também topou gravar. Em relação ao traficante Nem da Rocinha, que está no presídio federal de Campo Grande (MS), a advogada ainda não sabe se ele aceitará gravar ou fazer foto.
"A nossa ideia é que os presos gravem mensagens dizendo que são contra o crack, que o crack faz mal. Buscamos adesão não só de líderes das favelas, mas também de outras pessoas que possuem carisma e influência dentro das comunidades. As imagens deles serão importantes: se já convencemos esses aqui, por que vocês não?", disse.
Na Justiça do Mato Grosso do Sul, o pedido para a participação dos presos na campanha foi protocolado, mas ainda está sendo analisado. Em Rondônia, o juízo da 3ª Vara Federal não quis se manifestar. O Tribunal de Justiça do Rio informou que o assunto foi remetido para parecer do Ministério Público.
O Depen (Departamento do Sistema Penitenciário), órgão que administa os presídios federais, informou ainda não ter sido notificado sobre a iniciativa.


Informações IG.COM

Tabocas do Brejo Velho: Carro de PF morto em Brasília é encontrado com políticos


Policiais militares mantém a segurança em frente a delegacia da Polícia Federal em Barreiras, para onde o veículo foi trazido

A Polícia Federal encontrou na cidade de Tabocas do Brejo Velho, Oeste da Bahia, distante 794 KM de Salvador, o veículo Gol Branco de placa policial, NKQ-3680 de Aparecida de Goiânia/GO, pertencente ao policial federal Tapajós Macedo, 54 anos, assassinado com diversos disparos quando visitava o túmulo de seus pais, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília/DF.
Wilton Macedo era peça central e trabalhava no núcleo de inteligência da PF que investigou a operação Monte Carlo, e prendeu o bicheiro Carlinhos Cachoeira.A PF/DF soube do destino do veículo após prender três suspeitos de participação no crime. Eles foram detidos na manhã do dia 14, na cidade Ocidental/GO.
O carro estava a serviço da campanha da vereadora Sara do Zé Rico e do candidato a prefeito Beto (22).O carro, que custa aproximadamente R$ 30 mil, estava com a documentação adulterada e foi comprado como alienado pelo valor de R$ 5 mil.
De acordo com informações policiais, no momento da abordagem o carro era conduzido por Alex Silva, que alegou ser o veículo de propriedade de José Olavo. Este, por sua vez, afirma ter adquirido o carro Vanderley Soares. As três pessoas presas foram transferidas para a Delegacia da Polícia Federal em Barreiras onde estão prestando depoimento.


jornalnovafronteira.com

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO (BA) NOTIFICA CARROS DE PROPAGANDA ELEITORAL





Aos quatorze dias do mês de agosto do ano em curso as 10h08min, a Guarda Civil Municipal, recebeu denuncia de que os carros de som propaganda estavam incomodando na área comercial e em órgãos públicos. O Comandante Jose Richard Oliveira Cavalcante e Subcomandante Mouri Carlos Anunciação de Jesus foram ao local, na a Praça da Matriz, para ter a veracidade dos fatos, por volta das 10h20min o carro de som da coligação 13; e por volta das 10h35min da coligação 22, ambos foi feita a medição da altura do som com um decibelimetro e uma câmera digital para registrar o ocorridos, o resultado ficou oscilando entre 80 e 103 decibéis.  Sendo assim, após ter constatado que não estava sendo respeitado o termo do acordo judicial firmado entre os mesmos, foi lavrado um boletim de ocorrência da Guarda Civil Municipal de Tucano.
Tendo em vista que, anteriormente, os proprietários do veiculo foram convidado para fazer uma espécie de vistoria pelo o comandante e como também  os convites em nota nos meios de comunicação local e no blog oficial da Guarda Civil Municipal:http://gmtucanoba.blogspot.com.br/
É sabido que a população de tucanense não esta acostumada com esse tipo de Boletim de Ocorrência. 
Considerando desrespeitando a clausula do acordo judicial, e poluição sonora, conforme requerido foi notificado, enviado ao Fórum Eleitoral e ao Ministério Público as ocorrências como também DVD, para tomar as medidas cabíveis.

Fonte: Guarda Civil Municipal Tucano

GUARDA MUNICIPAL DE AMERICANA (SP): LÍDER DA "IGREJA DA MACONHA" É PRESO PELA GAMA





Os patrulheiros da GAMA (Guarda Municipal de Americana) prenderam hoje (dia 14), por volta das 17h30, o líder da Primeira Igreja Niubingui Coptic de Sião do Brasil, mais conhecida como "Igreja da Maconha", que era coordenada por G.A.B., 53 anos. Na chácara, onde residia e era sede da igreja, no bairro Praia dos Namorados, em Americana, os guardas apreenderam 37 pés de maconha, alguns tinham cerca de 1,80m de altura e outros foram plantados em caixas de leite. 
A abordagem foi realizada pelos patrulheiros Procópio e Edmar. Eles faziam patrulhamento de rotina na entrada do bairro, quando decidiram abordar dois jovens de 18 anos. Eles portavam uma embalagem de cigarro com as folhas de maconha. Em seguida afirmaram que adquiriram na chácara de G.
Com apoio da Romep (Ronda Ostensiva Municipal Especial Preventiva), os patrulheiros entraram na chácara onde localizaram G., que estava na companhia de um adolescente de 17 anos e um rapaz de 18 anos. 
Os pés de maconha estavam plantados em canteiros na entrada da casa. Na varanda tinha algumas ''pitucas" (restos de cigarro de maconha), em um local parecendo ser um altar. Os patrulheiros também localizaram pés de maconha secos pendurados no quarto de G.
Na entrada da propriedade tinham avisos colados no portão informando o horário de funcionamento e a entrada que custava R$ 10.
G. e os jovens foram encaminhados ao plantão policial. O delegado plantonista Robson Gonçalves de Oliveira esteve na propriedade acompanhado dos peritos do IC (Instituto de Criminalística) de Americana. Informações preliminares davam conta que G. seria autuado em flagrante por acusação em tráfico de drogas.
A ocorrência está sendo apresentada neste momento no plantão policial, na Avenida Brasil, 1000, em Americana.
OUTRO CASO
A Gama esteve na propriedade de G., em dezembro de 2011, após a checagem de denúncia anônima. Na ocasião, os patrulheiros localizaram 32 pés de maconha. G. prestou depoimento na polícia e foi liberado.
A perícia da Polícia Civil vai investigar se as mudas encontradas possuem o chamado TCH (tetraidrocanabinol), princípio ativo da maconha que é responsável pelos efeitos da droga no organismo.
G. defende o uso da maconha para todos os rituais religiosos.


Fonte: GCM Cristiani Azanha - Assessoria de Imprensa da Guarda Municipal de Americana/SP

DESCASO CONTINUA EM LAURO DE FREITAS NA SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL.



Pensem num município de renda per capta alta, que tem toda a estrutura para desenvolver um bom trabalho com os guardas mas insiste em desprezá-los, maltratá-los e humilhá-los de forma perversa.

O pessoal cansou e resolveu fazer um protesto criativo trabalhando de farda e "sandálias"(protesto da sandália) o qual já teve início, em resposta aos coturnos que não receberam cujas promessas de meses não foram cumpridas.


Enquanto isso a atual gestão cedeu o espaço da Base Comunitária da PM em Itinga, proporcionando toda a estrutura, enquanto a Guarda Municipal não tem direito nem a seu fardamento completo. E o tecido da farda ainda é imitação do Rip stop original.


Não é a toa que Lauro está tão violenta. Sem investimento na PREVENÇÃO nada anda direito!


Fonte: Assepmulfe

GUARDA MUNICIPAL NÃO É VIGILANTE






























Estou preocupado com os rumos que a Guarda Municipal de Cruz das Almas, existe alguns colegas, que por algum motivo alheio a nossos anseios, estão querendo se unir aos vigilantes municipais no intuito de transformar em uma só categoria, se já não bastasse as dificuldades encontradas na administração
municipal, estão querendo esta unificação, estou totalmente contrario a esta união, pois, todos nós sabemos da situação dos agentes de vigilância em Cruz das Almas, onde uma grande maioria desenvolve atividades de porteiro, vigia, serviços gerais office boy, jardineiro, eletricista, encanadores etc, totalmente contrário a nossas atribuições, imaginem todos consertar este profissionais e adequa-los a nossa GM é no mínimo arriscado, outro empecilho para essa união é que para o cargo de Agente de Vigilância é exigido ensino alfabetizado, enquanto para o ingresso na nossa Carreira é ensino médio, portanto, inconstitucional a unificação, mesmo assim alguns colegas estão se aliando aos vigilantes nesse intuito, com promessas eleitorais de um certo vereador que ficou 4 anos na câmara e nada fez pela categoria e agora sinaliza em conseguir um curso de vigilante para a GM de Cruz das Almas, sei que nossos companheiros querem o melhor pra nós, mas a meu ver e devido a minha experiência estão indo pelo caminho errado, o sinal de alerta está dado.


Luis Mendes

Câmara aprova projetos sobre crack, vadiagem e vendas de produtos que causam dependência em crianças



A Câ­mara dos De­pu­tados aprovou  três pro­jetos de lei (PLs) que tratam dos crimes de va­di­agem e men­di­cância, do au­mento das penas em dois terços até o dobro para os tra­fi­cantes de crack e o que al­tera o Es­ta­tuto da Cri­ança e do Ado­les­cente (ECA) para do­brar a pena de quem for­necer ou vender, a cri­anças e ado­les­centes, pro­dutos que possam causar de­pen­dência fí­sica ou psí­quica, caso fique com­pro­vado o uso do pro­duto pela ví­tima.
De au­toria do ex-de­pu­tado e atual mi­nistro da Jus­tiça, José Edu­ardo Car­dozo, o PL 4.668/04 re­tira da Lei de Con­tra­ven­ções Pe­nais o crime de va­di­agem. A lei atual prevê prisão de 15 dias a três meses para esse tipo de­lito.
O autor do pro­jeto que trata da pena para os tra­fi­cantes de crack, de­pu­tado Paulo Pi­menta (PT-RS), disse que o crack apre­senta ele­vado po­ten­cial de de­pen­dência e de danos às pes­soas e que mi­lhares perdem a vida por causa da agres­si­vi­dade de usuá­rios e tra­fi­cantes da droga. Também estão su­jeitos ao au­mento da pena as pes­soas en­vol­vidas com a fa­bri­cação, ar­ma­ze­nagem, venda ou até o trans­porte da droga ou de ma­téria-prima para sua fa­bri­cação.
Os três pro­jetos serão en­ca­mi­nhados à dis­cussão e vo­tação do Se­nado Fe­deral. Se forem al­te­rados serão no­va­mente apre­ci­ados pela Câ­mara antes de serem en­vi­ados à sanção pre­si­den­cial.


Texto por Agência Brasil

Guardas civis são detidos sob suspeita de extorsão na Grande SP


Três guardas civis municipais de Itapevi, na Grande São Paulo, foram presos na noite desta segunda-feira (13), suspeitos de agredir e tentar extorquir dinheiro de um adolescente de 16 anos. Segundo a Polícia Militar, os guardas civis estavam de folga e abordaram o menor em um ponto de tráfico de Itapevi. 

O adolescente foi colocado no carro de um dos guardas. Dois deles rodaram com o adolescente por cerca de 40 minutos. Durante esse tempo, eles teriam tentado extorquir dinheiro do adolescente. Os PMs chegaram até os GCMs depois de receber uma denúncia anônima. Houve perseguição. 

Os guardas acabaram presos em uma rua perto do Centro de Itapevi. Um dos guardas presos estava com a carteira de identificação - ele exerce a profissão há 12 anos. O outro não tinha documento. Um terceiro guarda foi preso em outro ponto da cidade, também suspeito de extorsão, mas acabou liberado porque não houve flagrante. 

No carro apreendido, a polícia encontrou celulares, carteiras, quase R$ 1.000 em dinheiro, crack, cocaína, maconha, munição e duas armas. O subcomandante da Guarda Civil Municipal de Itapevi Eduardo dos Santos informou que o caso será investigado. 

Fonte: G1 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mapa da Violência: Quatro cidades baianas estão na lista das 10 cidades mais violentas do país

O Mapa da Violência 2012 Crianças e Adolescentes, já disponível na internet, revela o crescimento dos número de homicídios de crianças e adolescentes na Bahia (1 a 19 anos). O estudo, editado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos e coordenado por Julio Jacobo Waiselfisz, é a maior referência nacional medir a violência no Brasil. Em 2000, a taxa de homicídios entre crianças e adolescentes na Bahia era de 203 para cada 100 mil habitantes nesta faixa etária. Em 2010, estes números sobem para 1.172 homicídios. Segundo o estudo, é o maior incremento das taxas no Brasil. O Pará vem em segundo lugar.

O aumento das taxas na Bahia foi da ordem de 477,3% e o Pará aparece com um incremento de 367,4%. A avaliação do Mapa da Violência é de que estados como São Paulo e Rio de Janeiro reduziram a violência, enquanto “temos pesados incrementos individuais, como o da Bahia”.

Dentre os municípios com mais de 20.000 habitantes, o primeiro no  ranking é Simões Filho, com uma população de 43.145 habitantes e uma taxa de 58 óbitos por 100 mil habitantes nesta faixa etária. Dos dez municípios com as maiores taxas, a Bahia aparece com quatro cidades no ranking de assassinatos entre crianças e adolescentes. Lauro de Freitas ocupa o segundo lugar, com população de 52.845 habitantes e 50 óbitos por 100 mil habitantes nesta faixa etária. Itabuna está em quarto lugar, com uma população de 64.213 habitantes. Eunápolis ocupa a sétima posição, com uma população de 36.717 habitantes e 28 óbitos por cada 100 mil habitantes nesta faixa etária.

E Porto Seguro ocupa a 9a posição, com 50.948 habitantes e 32 óbitos por cada 100 mil habitantes nesta faixa etária. Salvador teve um crescimento de 699 % nos índices de homicídios nesta faixa etária entre 2000 e 2010, sendo a segunda capital do país com o maior crescimento nesta faixa etária, ficando em segundo lugar, pois Natal teve um incremento de 837,5 % no mesmo período. Em 2000, Salvador estava em 24° lugar e em 2010 a capital baiana passou para a 4a. colocação.

Fonte: (Politicalivre)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sicoob de Baixa Grande é assaltado.

A agência do Sicoob Grande da cidade de Baixa Grande foi assaltada na tarde desta segunda-feira, dia 13 de agosto de 2012. 

Segundo informações de populares, o assalto aconteceu quando um funcionário do Sicoob atravessava a Avenida 2 de Julho com um malote.

O funcionário seguia com destino ao Banco do Brasil, quando dois elementos que estavam numa moto anunciaram o assalto, tomaram o malote contendo dinheiro da cooperativa e fugiram. A polícia foi acionada e está à procura dos elementos.

Redação: Agmar Rios


GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) REALIZA OPERAÇÃO ESTRELA GUIA


 

O Objetivo é garantir a segurança dos estudantes no retorno das aulas noturnas

Visando garantir a segurança dos estudantes do turno noturno da zona rural de Feira de Santana, bem como coibir práticas de violência e vandalismo dentro do transporte escolas, a Guarda Municipal iniciou na última quinta-feira (09/08), a Operação Estrela Guia. São 20 homens que atuam todas as noites realizando rondas nos veículos de transporte escolar.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinicios Alves, a medida atende a uma solicitação da própria comunidade estudantil. “Muitos vândalos estavam infiltrados dentro dos veículos que fazem o transporte escolar para os distritos feirenses, ameaçando e colocando em risco o bem estar e a segurança dos alunos”, explicou.

A Operação Estrela Guia já foi realizada nos veículos que trafegam para os distritos de Maria Quitéria, Matinha e Tiquarulu. “Foram encontrados dos cachimbos de crack e um canivete”, informou Marcos Vinicius.

O comandante da Guarda Municipal ressalta que as atividades são um prolongamento da Operação Paz Nas Escolas, também desenvolvida pela instituição. “Já conseguimos reduzir os índices de violência nas escolas em 90¢. As ocorrências que chegavam até oito diariamente, agora são uma média de duas por mês”, avalia.

Participam da Operação Estrela Guia os 60 prepostos do grupo especial da Guarda Municipal. As rondas estão sendo feitas entre as 21 horas e 22h20, o horário em que os alunos do noturno estão deixando as salas de aula e retornando para casa. As informações são da Secom.

Fonte: Jornal Acorda Cidade

Petrolina: Polícia faz balanço da Operação "Rescaldo" deflagrada nesta sexta-feira.


Na madrugada desta sexta-feira (10/8)  foi realizada uma operação policial que desmanchou mais uma quadrilha de traficantes em Petrolina, com ramificações em Afrânio e Juazeiro.

As investigações foram iniciadas em janeiro 2012, sendo conduzida pela delegada Polyanna Nery. Antes da operação de hoje quatro pessoas já haviam sido presas, quando foram apreendidas 10.303kg de crack 1.216kg de pasta-base de cocaina e mais 57g de Haxixe.
A liderança da quadrilha é atribuida a Haroldo Junior Mariano da Silva e ao policial militar baiano Geliton Fernandes de Almeida.

Na operação de Sexta Feira foram utilizados 100 policiais civis, 40 policiais militares e 15 policiais rodoviarios federais para cumprirem 14 mandados de prisão, 22 mandados de busca e apreensão. 13 dos mandados de prisão foram cumpridos e todos os 22 mandados de busca. Durante a operação aconteceram quatro prisões em flagrante. Ao todo foram presas 21 pessoas.


Os nomes dos presos sexta Feira são:

    Haroldo Junior Mariano da Silva;
    Geliton Fernandes de Almeida;
    Josmar Carneiro dos Santos;
    Lucas Antonio da Silva (Zé de Luca);
    Ezequias Antonio da Silva (Kia);
    Alexsandro do Nascimento Souza (Alex);
    Jesus Honorato da Silva (Vaninho);
    Erlandeson Gomes da Silva (Galeguinho);
    Edson Pereira Paulo (Negão do Pipa);
    Raimundo Ferreira Junior (Foguinho);
    Nelsivan Rodrigues Pereira (Magão);
    Gilnei Rodrigues Feitosa;
    Luis Alberto Silva Guedes de Jesus (Baiano ou Barrote);
    Iranildo Paulo de souza (Preguinho);
    Adonias Antônio da Silva;
    Jeison Mendes Muniz Jardim.

Confira fotos dos presos e a conduta de cada um:


franciscoevangelista.com

Rede de Ensino a Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública abre inscrições para seu 26º Ciclo



A rede de ensino a distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública abre inscrições para seu 26º Ciclo, as inscrições serão do dia 16 ao dia 20 de agosto de 2012 e os cursos terão inicio no dia 18 de setembro de 2012.

Os cursos de Ensino a Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública são destinados somente a servidores ativos de segurança pública das polícias: Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar, Guardas Municipais e Agentes Penitenciários vinculados às secretarias estaduais e municipais de segurança pública.

São 66 cursos voltados para a área de Segurança Pública, que dão maior firmeza ao profissional em suas ações.

As inscrições podem ser realizadas através do site www.mj.gov.br/ead.


 

O que é a Rede Nacional de EAD


 

Criada em 2005 pela Senasp/MJ em parceria com a Academia Nacional de Polícia a Rede Nacional de Educação a Distância é uma escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública no Brasil, que tem como objetivo viabilizar o acesso dos profissionais destes profissionais aos processos de aprendizagem, independentemente das limitações geográficas e sociais existentes.

Com a implementação da Rede, a SENASP passou a exercer o papel de efetivo órgão condutor dos processos de educação em segurança pública, promovendo a articulação das Academias, Escolas e Centros de Formação e Aperfeiçoamento dos Operadores de Segurança Pública, obviamente em um quadro de respeito aos princípios federativos.

A Rede possibilita aos policiais civis, militares, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários, policiais federais e rodoviários federais, a educação continuada, integrada e qualificada de forma gratuita.

A Rede está implementada nas 27 Unidades da Federação por meio de 270 Telecentros já instalados nas capitais e principais municípios do interior.

Os cursos são disponibilizados através de ciclos. A cada ano realizam-se 3 ciclos de aulas dos quais participam, aproximadamente, 200 mil alunos por ciclo. São mobilizados dois mil tutores ativos para as mais de três mil turmas que contam com até 50 alunos por sala virtual.

A Rede é um salto qualitativo em termos de investimento no capital humano, na valorização do profissional de segurança pública, na busca da excelência nas ações de formação e, consequentemente, na melhoria das ações de segurança pública.


Fonte: www.mj.gov.br/ead


 

Celso Quinzote Junior

Guarda Civil Municipal de Botucatu/SP

Tutor da Rede de Ensino a Distância da SENASP