Bem vindo ao blog da Guarda Municipal de Taapiramuta

BEM VINDO AO BLOG DA GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ, O SEU ESPAÇO DE NOTICIAS.



PARA COLABORAR COM O BLOG, ENVIE A SUA MATERIA PARA E-MAIL.



guardamunicipaldetapiramuta@gmail.com




segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PM emite nota de elogio á GCM de São Bernardo por atitude Heróica‏




Policia Militar faz elogio individual a um GCM de São Bernardo do Campo por salvar uma vida de forma heroica.
Nesta última semana chegou as mão do GCM Matias de São Bernardo do Campo por atitude heroica ao Salvar um Homem que estava prestes à acabar com a própria vida.
A ocorrência aconteceu no, dia 30 de Maio, que ao ser acionado pela Central de Comando Operacional, no viaduto da Rodovia dos Imigrantes, altura do KM 24, cruzamento com a Estrada dos Alvarengas Vila União.
 Havia um homem de aproximadamente 35 a 40 anos pendurado à beira do viaduto com aparente confusão mental e bem exaltado , ameaçava se lançar viaduto à baixo uma altura de 25 metros de altura.
Não permitindo a aproximação de outras pessoas o GCM Matias com estratégia, ganhou a confiança do homem e com grande proeza de psicologia eclesiástica, uma vez que o GCM e conciliador e mediador de conflito na igreja onde atua. Com o apoio de uma viatura da policia militar que chegou, aproveitou um pequeno momento de distração e se pendurou no parapeito do viaduto agarrando o homem e com grande coragem lançou ambos para o acostamento, logrando êxito em salva-lo e recebendo aplausos de toda a multidão que assistia a ocorrência.
O cidadão foi conduzido a UPA para cuidados médicos e passa bem.
A nota de Elogio foi assinada pelo Coronel PM Milton Sussumo Nomura e acatada pelo Secretário de segurança da Guarda Civil de São Bernardo do Campo, Benedito Domingos Mariano.
Embora não tenha recebido por parte da sua chefia direta da GCM elogio pela ocorrência Policias Militares que participaram da ocorrência encaminharam nesta semana um documento de elogio individual enaltecendo a atitude de GCM.
Parabéns ao GCM Matias da Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo.
São atitudes como estas que enobrecem o trabalho de todos nós.


domingo, 28 de outubro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) NO COMBATE A INCÊNDIO NAS SERRAS DO MUNICÍPIO



CMT Marcos Adriano na linha de frente de combate aos incêndios em Jacobina

A Guarda Municipal de Jacobina neste momento vem combatendo as queimadas que estão ocorrendo no meio ambiente do município, e pelo que se visualiza com fortes indícios de incêndios criminosos, inclusive o próprio comandante da Guarda Municipal, o CMT Marcos Adriano, compõe a linha de frente dessa instituição de combate ao fogo no local. Apenas da chuva fina registrada ontem à noite, 27/10, ainda assim existem diversos focos de incêndio na região.

A Guarda Municipal não esta medindo esforços para poder combater estes incêndios na região, e fará tudo que for necessário dentro de suas possibilidades juntamente com os demais órgãos para controlar esse possível ato criminoso, e preservar o meio ambiente local.


Fonte: FEBAGUAM

Mulher é encontrada morta em Campo Formoso


Nesta sexta-feira, 26 de outubro de 2012, Elizabete Silva da Cruz, 29 anos, foi encontrada morta no Calçadão, centro da cidade de Campo Formoso-BA.


A mulher residia em Brejo Grande, povoado do município de Campo Formoso, tinha problemas mentais e andava perambulando pelas ruas da cidade. Ela tomava remédio controlado e bebia muito.

Uma mulher disse que viu Elizabete deitada no Calçadão por volta das 16h e depois ficou surpresa quando ficou sabendo que ela estava morta.


Alguns comerciantes comentaram que viram Elizabete estirada no local desde cedo, mas só perceberam que ela estava morta no início da noite.


Com informações e fotos do Portal Campo Formoso

GUARDA MUNICIPAL DE AMÉLIA RODRIGUES (BA) AGORA É REALIDADE NO MUNICÍPIO






A Guarda Municipal esta sempre atuando em todos os eventos e seguimentos realizados pela Prefeitura de Amélia Rodrigues, na região metropolitana de Feira de Santana. Sempre atuando com firmeza, em tudo que a Guarda Municipal faz temos um propósito de buscar unificar toda a classe e estar oferecendo um bom serviço a toda a população em geral.


Fonte: http://silvaneres.blogspot.com.br/2012/09/a-guarda-municipal-de-amelia-rodrigues.html

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PM É ASSASSINADO NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO (SP)



Um policial militar foi assassinado a tiros na avenida Doutor Frederico Martins da Costa, em Sapopemba, zona leste de São Paulo, na noite desta quarta-feira (24). O crime aconteceu no momento que o soldado Gilmer Gabriel dos Santos, de 42 anos, que estava de folga, estacionava sua moto na frente de um bar.Santos foi surpreendido por dois criminosos que também ocupavam uma moto. Os criminosos atiraram contra o policial, que teve sua arma roubada. O soldado, que trabalhava na 4ª Companhia do 8º Batalhão, ainda foi levado para o Hospital Geral de Sapopemba, mas não resistiu aos ferimentos.Equipes da PM realizaram buscas na região para tentar localizar os criminosos, mas ninguém foi preso. O caso foi registrado no 69º Distrito Policial (Teotônio Vilela).



Fonte: Blog Amigos da Guarda Civil

CRUZ DAS ALMAS: BABÁ ACUSADA DE MAUS TRATOS



 

Uma babá esta sendo acusada de maus tratos contra uma criança de um ano e três messes. A família desconfiou da funcionaria depois da mudança de comportamento da criança que apresentava sinais de agressividade e inquietação. Segundo a mãe da criança que não quis ser identificada, a baba Gilda Santos Santana, 26 anos trabalhava a dois meses com a mãe da criança que é medica. Desconfiada a mãe do bebe instalou câmeras de seguranças pela casa, e ao verificar as imagens, constataram que a baba batia e até bebia o leite da criança. A família mostrou as imagens para a policia civil e a baba já foi ouvida. Segundo o delegado, ela teria confessado os maus tratos e revelado que fazia aquilo devido a um momento ruim que estava passando na sua vida.


GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) CAPTURA JACARÉ DE 2,5 METROS NO MEIO DA CAATINGA



   A Guarda Municipal e a Secretaria do Meio Ambiente de Jacobina foram acionados por populares para atender uma situação no mínimo inusitada no município. No meio da Caatinga, há vários quilômetros da reserva de água mais próxima um jacaré de grandes proporções vagava sem rumo debaixo de um sol causticamente, próximo a cerâmica Canabrava, na região da Malhadinha.
O animal foi capturado pelos GM´s com o apoio da técnica de meio ambiente Maria Regina Rios Figueredo servidora do município. Inicialmente o animal, que mede 2,49 metros foi levado até a lagoa Antônio Sobrinho, para ser devolvido a natureza, mais devido ao baixo nível das águas da lagoa, foi decidido levá-lo até a barragem de Cachoeira Grande, onde ele foi devolvido ao seu habitat natural. “Este é um animal considerado de grandes proporções para nossa região, e provavelmente estava fugindo da escassez de alimentos e das constantes queimadas que vem sendo feita em áreas próximas de barragens e lagoas por donos de propriedades rurais. Felizmente conseguimos capturar este espécime com vida e devolvê-lo a natureza”, comentou o GM Melo a nossa redação.


Fonte: Bahia Acontece

domingo, 21 de outubro de 2012

Jovem é vitima de uma facada nas costas em Maria Quitéria


Gledson foi socorrido e encaminhado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde foi submetido a uma cirurgia. De acordo com informações ainda de Marcos Vinicius, a facada podem ter atingido o pulmão, já que a vitima estava





Jovem é vitima de uma facada nas costas em Maria Quitéria
Momento em que Gledson chega no HGCA / Fotos Gleidson Santos 

jovem Gledson Pereira do Amor Divino, 18 anos,morador da localidade conhecida como Saco do Capitão, no distrito de Maria Quitéria foi vitima de uma facada nas costasna tarde de hoje (19), desferia por um homem conhecido como João Pedro.
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana, Marcos Vinicius que deu cobertura para a equipe do Samu prestar socorro para o jovem,contou que a vitima se encontrava nas proximidades deu ma estrada de chão próximo da residênciaonde moravaquando João Pedro lhe aplicou uma violenta facada.

Gledson foi socorrido e encaminhado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde foi submetido a uma cirurgia. De acordo com informações ainda de Marcos Vinicius, a facada podem ter atingido o pulmãojá que a vitima estava ficando sem respiração e também perdeu muito sangue, o caso dele é grave, contou Vinicius.

mãe da vitima que também passou mal durante o trajeto para o hospital, contou antes que, o filho é recém-chegado do município de Camaçari e que desde chegada ao local que João Pedro passou a lhe fazer ameaças. O acusado ainda é acusado de praticar várias tentativas de homicídios na região.
Até o fechamento desta edição, o quadro de saúde do jovem ainda era estável.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

OS EFEITOS DO TRABALHO NOTURNO NO POLICIAL



Aos críticos dos profissionais que trabalham a noite, saibam que o desgaste que este agentes sofrem, o descanso é primordial e necessário, pois o serviço é diferenciado, estar atento a todos os momentos e a desatenção custa muito caro, normalmente à vida.
Para o ser humano, o que significa a perda de uma boa noite de sono? Apenas mal-humor ou cansaço físico e mental? Alguns cochilos durante o dia? Uma noite de sono interrompido ou a insônia significam muito mais, pois esses fatores exercem reflexos diretos na saúde da pessoa e no desempenho do profissional. Mesmo que o colaborador consiga manter os olhos bem abertos no seu posto de trabalho, isso não quer dizer que ele terá um bom aproveitamento e conseguirá realizar suas atividades com total eficiência. Também não se deve esquecer que um funcionário sonolento é bem mais propício a acidentes de trabalho e se sua atividade for considerada de risco, as conseqüências podem ser sérias.
Mas será que a insônia dos funcionários deve ser uma preocupação das empresas? Se os dados da Sociedade Brasileira do Sono forem levados em consideração, a resposta é afirmativa. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela entidade, só no Brasil, 32% da pessoas dormem mal. Diante disso, as empresas e os gestores devem ficar atentos
para o fato de que, durante o dia, o organismo humano consome substâncias vitais ao seu equilíbrio e, ao mesmo tempo, produz elementos que promovem a vontade de dormir. 
Quando por algum motivo a fisiologia do sono é contrariada, é desencadeada uma agressão às células que precisam de repouso ou de trocas de substâncias. Isso não só traz conseqüências internas imperceptíveis a olho nu, mas também mina as reservas físicas do organismo. O reflexo dessa situação provoca sensações de cansaço, irritação, sonolência, desempenho aquém do esperado, entre outros sintomas negativos. E a recuperação física e mental do insone não se fará somente com apenas uma nova noite de sono. Algumas vezes, é necessária até mesmo uma semana para que se equilibrem todos os fatores envolvidos.
De acordo com a neurologista Andrea Bacelar, da Clínica Carlos Bacelar/Rio de Janeiro, a população adulta dorme, em média de 7h a 8h por noite. No entanto, há exceções. Existem, por exemplo, pessoas que podem dormir apenas cinco horas e ter a sensação de sono reparador quando acordam. Por outro lado, outros indivíduos necessitam de 10h de sono para “funcionarem” bem durante o dia. “Estes casos não são considerados distúrbios e sim variações individuais”, explica a médica.
Ela alerta para o fato de que muitos trabalhadores brasileiros têm perdido o sono em decorrência do estresse provocado pelo ambiente de trabalho e da pressão que acompanha as responsabilidades do cargo que o profissional exerce. Hoje, ressalta a neurologista, com a política de metas implantadas por muitas empresas, horários de trabalho em turnos, além da remuneração muitas vezes incompatível com a carga de trabalho, certamente os profissionais têm mais dificuldades para iniciar e manter o sono, gerando para o organismo um estado de hiperalerta.
Quando questionada sobre os efeitos que uma noite de sono perdida provoca ao desempenho do profissional, Andrea Bacelar explica que quando a pessoa dorme menos do que o organismo necessita ou adormece fora do horário do seu relógio biológico, podem surgir problemas. Em curto prazo, por exemplo, ocorre o aumento da chance de acidentes no trabalho ou na rua devido ao comprometimento do grau de alerta e também pela queda da rapidez do raciocínio. Em médio prazo, a perda do sono pode confundir o sistema endógeno (interno) a respeito da hora ideal para dormir. O que acontece ao ser humano são momentos em que se poderia descansar, mas que o organismo não respeita, pois não está sincronizado.
Os acidentes de trabalho – As pessoas sonolentas são mais suscetíveis a acidentes de trabalho, porque chega um momento em que haverá falhas nos circuitos cerebrais e as estruturas do cérebro forçarão a pessoa a cochilar com a finalidade de preservar as áreas consideradas nobres. Dessa forma, não adianta o indivíduo bancar o forte e se sobrecarregar com tarefas em vigília. Há dados que mostram isso, com riscos graves e irreversíveis que colocam vidas em perigo e isso é relatado em casos históricos como o acidente nuclear de Chernobil, o petroleiro Exxon Valdez e o ônibus espacial Challenger.
A neurologista destaca que algumas medidas podem ajudar as pessoas a vencerem o sono no ambiente de trabalho como, por exemplo, o tradicional cafezinho ou mesmo lavar o rosto com água bem fria. No entanto, isso não pode fazer parte da rotina do profissional. “Se isso ocorre com freqüência, está na hora da pessoa mudar seus hábitos ou procurar um especialista em medicina do sono. Substâncias que contêm cafeína inibem um hormônio chamado adenosina e durante o dia, ele vai se acumulando para que em um certo momento gere, no indivíduo, a vontade de dormir. Quando lanço mão desse artifício, dificulto o início do sono”, complementa Andrea Bacelar.
Ações preventivas – Os programas informativos podem conscientizar as pessoas sobre as necessidades de mudanças de hábitos que ajudam a dormir melhor e esse trabalho surge através dos programas voltados para a qualidade de vida dos funcionários. Dentre as dicas dadas pela neurologista, para que as empresas ajudem os funcionários sonolentos, ela cita o estímulo a um ambiente de trabalho menos tenso e com competitividade exagerada, salas de descanso após as refeições e uma atenção especial voltada para as horas trabalhadas.
Ela menciona ainda que grandes empresas já contratam médicos especialistas em sono para realizarem trabalhos de consultoria. Através desse tipo de investimento, destaca Bacelar, viu-se que a economia feita graças a esses profissionais é tão expressiva que os tornam pontos-chaves no manejo dos horários dos funcionários. Por fim, a médica lembra que de 20% a 50% dos adultos sofrem de algum tipo de insônia e que as pessoas com esse distúrbio sabem como isso interfere na vida delas. “Antes de tudo, deve-se procurar o auxílio médico e não ficar usando receitas da vovó e se automedicando com tranqüilizantes, pois isso, no futuro, trará conseqüências mais graves que a insônia em si”, conclui Andrea Bacelar.

Guarda Municipal de Feira de Santana com o projeto paz nas escolas reduziu 95% da violência escolar



De acordo com o comandante da Guarda, nas escolas de Feira de Santana já foram apreendidas armas como facas, estiletes, canivetes e até revólveres.













Foto: Acorda Cidade
Daniela Cardoso

O Projeto Paz nas Escolas, que se iniciou em abril do ano passado, já reduziu 95% da violência escolar em Feira de Santana. A informação é do comandante da Guarda Civil Municipal, Marcus Vinicius, que apresentou alguns dados alcançados com o trabalho.  “No ano passado tiramos mais 150 armas de dentro de escolas e esse ano podemos comemorar, pois só tiramos até agora 18 armas brancas. Esse ano não encontramos nenhuma arma de fogo em escolas, como no passado e a violência escolar reduziu em 95% no município. Já chegamos a ter 15 chamados por dia e hoje temos em média 1,5 ao mês”, informou. Segundo o comandante da Guarda, muitos Jovens iam para a escola armados para mostrar força ou para se defender. Ele explicou que a equipe da Guarda Municipal é composta por psicólogos e pedagogos formados, que conversam com os alunos para que eles entendam que a escola é um local para estudar e não de violência.












INFORME DO Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais - 22º Congresso Nacional das Guardas Municipais:Está confirmado





Srs.,

            Nos dias 17 a 19 de outubro  de 2012 estarei em Brasília, ocasião em que participarei das reuniões do Conselho Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
            Conseguimos incluir na Pauta das reuniões o tema Aposentadoria Especial para os Profissionais da Segurança Pública que Exercem Atividades de Risco,  estando as Guardas Municipais contempladas nos Projetos de Lei em andamento no Ministério da Justiça.
            Estarei ainda discutindo com a Secretária Nacional de Segurança Pública – Regina Miki os seguintes assuntos:
Porte de Arma de Fogo para todas  as Guardas Municipais do Brasil independente do número de habitantes nos municípios:  Como já dito anteriormente, não é o número de habitantes que, hoje no Brasil, tem definido qual município é ou não violento, os criminosos estão em todo o país, em todos os municípios, independente do número de habitantes, não podemos deixar os bandidos armados e os nossos Guardas Municipais desarmados e com suas preciosas vidas em risco. 

Inclusão das Guardas Municipais na Força Nacional de Segurança Pública: Alteração do Decreto Federal nº 5289, de 29 de novembro de 2004, incluindo as Guardas Municipais na Força Nacional de Segurança Pública, pois, algumas das atribuições definidas no referido Decreto podem ser exercidas pelas Guardas Municipais, respeitando a competência legal de cada Órgão de Segurança. 

Isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de Veículos e equipamentos para as Guardas Municipais: Não há razão para que os municípios não tenham isenção de imposto para a compra de veículos e equipamentos para uso das Guardas Municipais, pois, estas atuam na Segurança Pública dos municípios, estão inseridas no Sistema  de Segurança Pública e merecem o mesmo tratamento que os demais Órgãos que fazem parte do mesmo Sistema. 

Marco Regulatório das Guardas Municipais: Precisamos saber o andamento, os trabalhos foram encerrados e a proposta, até então, se encontra com o    Excelentíssimo Sr. Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. 

22º Congresso Nacional das Guardas Municipais:Está confirmado, o Congresso será realizado em São Paulo, no Auditório Elis Regina da São Paulo Turismo – Anhembi, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2012.  A Abertura será no dia 12 às 10h00.  Conversei pessoalmente com a Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki sobre o Congresso,  convidaremos, além do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, a Presidenta da República Dilma Rousseff para a abertura do Evento. Estamos fechando a relação dos hotéis para encaminhamento a todos. 



Um grande  abraço a todos.




JOEL MALTA DE SÁR.F. 575.158.6.01Comandante Geral da Guarda Civil MetropolitanaPresidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) INTEGRA 11 CÂMARAS TEMÁTICAS PARA SEGURANÇA EM EVENTOS ESPORTIVOS




Membro nato da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, a GMS se prepara para a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014 nas oficinas que discutem temas como mobilidade urbana, pontos turísticos, segurança de dignitários e gerenciamento de crises


Instalada em agosto deste ano, a Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, é coordenada pela Polícia Federal e ligada diretamente à Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (SESGE – MJ), órgão que coordena as ações de segurança relativas à Copa das Confederações de 2013, à Copa do Mundo de 2014, aos Jogos Olímpicos de 2016 e a outros grandes eventos sediados no Brasil. Previstas no regimento da Comissão, 15 Câmaras Temáticas foram  criadas, com reuniões semanais até o final de outubro para tratar de assuntos inerentes aos Grandes Eventos e elaboração de protocolos operacionais do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Destas, 11 têm a participação da GMS.
“Estamos ocupando cada vez mais nosso papel no cenário da segurança pública ao participarmos efetivamente da construção das ações referentes a estes eventos em nosso município”, afirma Vagner Santos, responsável interno pela integração entre as oficinas com a participação da GMS. São as seguintes: Aparelho Urbano, Vias Urbanas e Transportes Públicos de Massa; Acomodações, Hotéis e Navios-Hotéis, Áreas Impactadas e Pontos Turísticos; Estádios (Arenas) de Competição; Fan Fest, Public View e Eventos Relacionados/ Oficiais; Operações Especiais, Gerenciamento e Negociação de Crises e Ações Contramedidas; Segurança de Dignitários Escoltas e Batedores às Delegações Estrangeiras; Comando e Controle Integrados; Comunicação; Comando de Incidentes e Gerenciamento de Riscos Relativos a Eventos da Natureza; Inteligências; e Áreas e Instalações de Treinamento. Demais órgãos municipais, como a Defesa Civil, também como membro nato, e a Transalvador, como membro convidado, estão presentes em diversas Câmaras Temáticas. Além de desenvolver estudos com em análise e avaliação de riscos, as oficinas visam a elaboração de planos integrados de segurança pública e de defesa civil, com a criação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A unidade, presente nos mesmos moldes nas maiores cidades do mundo, irá centralizar a parte operacional, de monitoramento de imagens e de ações de inteligência policial.
“A Guarda Municipal do Salvador vem se preparando solidamente para os grandes eventos em nossa capital. Desde a capacitação do nosso efetivo, a exemplo dos agentes que prestam apoio turístico, até a busca pela integração com órgãos municipais, estaduais e federais, pretendemos cumprir com nosso papel que é tão amplo dentro do sistema de segurança pública”, afirma Sergio Raykil, gestor da corporação e membro titular da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos. A GMS já é a principal responsável pela coordenação da câmara temática de segurança do município, além de ser representante de Salvador na câmara temática nacional.

Fonte: ASCOM – Guarda Municipal de Salvador/BA

GUARDA MUNICIPAL DE SERRINHA (BA) ADQUIRE EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO






Devido a grande necessidade, foi adquirido pela GCM de Serrinha, equipamentos de comunicação, tornando assim mais eficiente o trabalho da mesma no comprimento de seu dever.
Agora a Guarda Civil Municipal está com duas (02) viaturas equipadas com rádio e HTs portáteis para alguns postos de serviços.
Fonte: Guarda Civil Municipal de Serrinha/BA

Bope explode 'piscinão do tráfico' no Jacarezinho



Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) entraram na comunidade do Jacarezinho, por volta das 7h35, nesta terça-feira (16), na Zona Norte do Rio e explodiram o "piscinão do tráfico".
Na segunda-feira (15), o G1 mostrou a área de lazer de criminosos do Jacarezinho achada perto de valão por funcionários da Comlurb. Ao lado de um valão, na localidade conhecida como Fundão, que estava tomada por entulho, foram achadas uma grande piscina e uma churrasqueira.
As comunidades de Jacarezinho, Manguinhos, Mandela e Varginha foram ocupadas pelas forças de segurança neste domingo (14). A ação durou 20 minutos e ocorreu sem confrontos. As favelas ganharão UPPs até janeiro de 2013. A Comlurb acredita que até sábado (20) serão recolhidas das quatro comunidades cerca de 300 toneladas de lixo.
Ao lado do valão que corta a favela, na rua, havia uma piscina do comprimento de um ônibus, toda azulejada, junto a uma área coberta, com churrasqueira, pia e bancadas. De cada um dos lados da área coberta, um pequeno banheiro e de frente para a piscina, uma guarita para garantir a tranquilidade de seus frequentadores.
Ao longo da rua cortada pelo canal pelo menos outras duas piscinas azulejadas e com chuveirão, mas bem menores eram usadas por crianças, que se esbaldavam sob o sol forte de segunda-feira.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Você se lembra de Marco Prisco? Soldado é o 4º mais votado na maior capital do Nordeste. Militar concede entrevista e afirma que o grande foco é 2014.




Você se lembra do soldado Marco Prisco? Ele é uma liderança entre os militares da Bahia, foi preso durante o processo de greve no início deste ano naquele estado, saiu da prisão, se candidatou a uma vaga na Câmara Municipal de Salvador (BA) e foi simplesmente o quarto candidato eleito mais votado na terra do Axé, com 14.820 votos.

A vitória de Prisco revela a força que tem a segurança pública, quando seus profissionais decidem se unir em torno de um projeto. Prisco mostrou que tem coragem de lutar por mudanças profundas na segurança. Foi punido por isso e enfrentou problemas até no processo eleitoral. Mas teve o reconhecimento da tropa.


"Eu não podia adentrar os quarteis. Consegui uma liminar e somente nos últimos 20 dias percorri todos os quarteis de Salvador. Foi uma correria muito grande e uma vitória esmagadora da corporação", comemorou.


Em entrevista à imprensa baiana, Prisco disse que esta é apenas a primeira batalha vencida. Seu objetivo mesmo é a Assembleia Legislativa, em 2014, para legislar diretamente em benefício de quem historicamente não tem voz em lugar nenhum deste país.




Paraibaemqap

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CIDADÃO REFÉM: QUANDO OS ESTATUTOS FRACASSAM



 
Artigo sugerido por Mariana Nascimento 
 
 Bene Barbosa





Apesar das dezenas de reportagens divulgadas sobre o inequívoco crescimento da criminalidade, da crueldade dos criminosos, com o morticínio de policiais pelo Brasil e em especial em São Paulo, com o avanço do crime organizado por todas as esferas da sociedade, algumas notícias me causam indignação, um sentimento quase primal de ojeriza à lei, ou melhor, às leis que diariamente protegem criminosos e condenam os cidadãos honestos, os trabalhadores, os pais de família, os produtores rurais.
Poucos dias atrás, uma fazenda no Espírito Santo foi invadida por criminosos e a família feita refém. Eles foram torturados por mais de duas horas. Infelizmente, notícias assim não passam nem perto de serem raras. O revoltante é que um dos criminosos, menor de idade, já foi “apreendido” 15 vezes e declarou para os jornalistas presentes, sem qualquer medo ou constrangimento, que aquela família está marcada para morrer, que ele vai voltar e matar todos.
Este jovem infrator sabe que estará plenamente protegido pelas leis. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante que ele fique pouco tempo “apreendido” e o Estatuto do Desarmamento garante que ele poderá voltar à mesma fazenda e, a não ser que a família tenha optado pela ilegalidade, encontrará todos desarmados.
O ECA, portanto, protege o menor infrator que não paga pelos seus crimes ao mesmo tempo que não protege milhares de crianças e adolescentes que morrem todos os anos no Brasil como aponta o Mapa da Violência 2012 produzido pelo Instituto Sangari:
“Se o assassinato de qualquer criança ou adolescente já é inadmissível, que qualificativos merecem nossas taxas que superam, de longe, os níveis para alcançar dimensão de pandemia social. Claro indicador dessa situação é a posição do Brasil no contexto internacional. Sua taxa de 13 homicídios para cada 100 mil crianças e adolescentes é a quarta maior entre 92 países do mundo analisados, com índices entre 50 e 150 vezes superiores aos de países como Inglaterra, Portugal, Espanha, Irlanda, Itália, Egito, entre outros. Nestes países, o índice mal chega a 0,2 homicídios em 100 mil crianças e adolescentes.”
O fracassado Estatuto do Desarmamento, aprovado sobre égide, agora comprovada pelo Supremo Tribunal Federal, da existência do mensalão e da compra de votos, só serviu na prática para dificultar ao máximo que um cidadão tenha armas para sua defesa.  Além disso, outro efeito imoral de tal lei foi jogar na ilegalidade milhões de proprietários de armas quando os mesmos não conseguiram renovar os seus registros.
Urge no Brasil que o nosso legislativo comece a legislar para proteger os seus cidadãos e tenha a humildade de rever leis que comprovadamente não funcionam, ou o que é pior, só protegem os criminosos.

Bene Barbosa, bacharel em Direito, é especialista em segurança pública e presidente da ONG Movimento Viva Brasil.

sábado, 6 de outubro de 2012

Bahia:SSP confirma concurso com 2 mil vagas para PM e Bombeiros



A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) confirmou nesta quarta-feira (3) através do Diário Oficial do Estado, concurso público para 2 mil vagas entre policiais e bombeiros militares em Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba.

As vagas são direcionadas para o Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM), com 1.865 vagas e 135 para o Quadro de Praças Bombeiros Militares (QPBM), sendo 1.726 destinadas a homens e 274 para mulheres, entre policiais e bombeiros, com contrato de um ano, havendo possibilidade de renovação por igual período.

Para participar do concurso, é necessário que os candidatos tenham concluído ensino médio ou técnico, ter entre 18 e 30 anos e altura mínima 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres). Os candidatos realizarão prova objetiva, prevista para o dia 9 de dezembro, e serão submetidos a exames médico-odontológico, psicológicos e testes físicos.

Os que obtiverem bom desempenho na primeira etapa, farão seleção junto ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar com bolsa auxílio de R$ 622. Caso seja aprovado o candidato será incluído no QPPM ou QPBM, com remuneração de R$ 1.878,59, valor composto de vencimento básico e gratificação por atividade policial (GAP), mais 10% de auxílio fardamento com base no vencimento.

Os interessados deverão realizar as inscrições a partir da próxima segunda-feira, 8 de outubro, através do site da Fundação Carlos Chagas, responsável pelo concurso, preenchendo o questionário de investigação social e formulário. A taxa de inscrição é de R$ 70 e as inscrições vão até o dia 5 de novembro.

As informações são do Ibahia.



COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL DE MARAGOJIPE (BA) E PRESIDENTE DA FEBAGUAM REALIZA VISITA TÉCNICA AS GUARDAS MUNICIPAIS DE JITAUNA, ITAGI E JEQUIÉ

Atendendo ao convite da Associação dos Guardas Municipais de Jequié, a Febaguam na pessoa do seu Presidente Nelson Querino, e os Guardas Municipais Adelson e GM Teixeira da Guarda Municipal de Maragojipe, participaram de uma reunião com as Guardas Municipais da cidade de Jitauna, Itagi e Jequié, durante a reunião ficou demonstrado à falta de investimento e respeito com, chegando ao ponto de um GM ter que confeccionar uma farda para mostrar a Gestão de Jitauna, isso é um absurdo em pelo século XXI ainda existe tamanho descaso, este é um dos descasos que a Prefeitura de Jitauna tem praticado com seus Guardas Municipais. Em Jequié foi possível ver um atraso gigantesco na Gestão da Guarda, mesmo possuindo uma aparelhagem e agentes competentes, entendo que a falta de conhecimento do papel e atuação de Guarda por parte dos Gestores fazem com que a Guarda Municipal não evolua e cresça como deveria. È necessário desmilitarizar os comandos das Guardas Municipais, a função de Guarda Municipal tem meios e princípios totalmente diferentes dos moldes da Policia Militar, existem vários exemplos de Guardas que só avançaram depois que comandos foram ocupados por Guardas Municipais como Feira de Santana, Jacobina, Juazeiro, Itapetinga, Maragojipe, Tucano, Várzea Nova, entre tantas outras. Já esta mais que na hora de Jequié ter um comando de carreira, a Febaguam deixou vários documentos e esta firmado o compromisso na luta para construir um novo estatuto. Fica firmado com as Guardas de Jitauna e Itagi um curso introdutório em Guarda Municipal e a ajuda na implantação do estatuto.A Febaguam agradece aos amigos e irmãos GM Fraga e GM Farias pelo convite, vamos à luta e busca da vitória.


Fonte: Nelson Querino - Presidente da FEBAGUAM