Bem vindo ao blog da Guarda Municipal de Taapiramuta

BEM VINDO AO BLOG DA GUARDA MUNICIPAL DE TAPIRAMUTÁ, O SEU ESPAÇO DE NOTICIAS.



PARA COLABORAR COM O BLOG, ENVIE A SUA MATERIA PARA E-MAIL.



guardamunicipaldetapiramuta@gmail.com




quarta-feira, 31 de julho de 2013

PM apreende mais de 500 munições e fardas do Exército em Piritiba

Segundo a 24ª Companhia Independente de Polícia Militar, a operação buscava combater os crimes contra instituições financeiras



Da Redação
Uma operação da Polícia Militar apreendeu mais de 500 munições, além de coletes à prova de balas e fardamentos do Exército Brasileiro, entre outras coisas, na zona rural de Piritiba na madrugada desta terça-feira (30).

Segundo a 24ª Companhia Independente de Polícia Militar, a operação buscava combater os crimes contra instituições financeiras, como roubo a bancos e arrombamento de caixas eletrônicos. A polícia então bloqueou uma estrada vicinal próxima ao povoado do Largo, que seria usada como acesso por criminosos.

Por volta das 0h30, um Fiat Uno foi interceptado. O condutor do carro freou bruscamente ao perceber a polícia e logo depois os ocupantes do veículo sairam atirando, segundo a 24ª CIPM. Os suspeitos abandonaram o carro e entraram em um matagal, conseguindo fugir.

No veículo, a PM apreendeu 527 munições do calibre 5.56, 60 munições do calibre 12, sete coletes à prova de balas, 4 fardamentos do Exército, 4 brucutus, 4 pares de coletes balísticos, duas espingardas calibre 12, onze pares de luvas, duas mochilas, uma capa para espingarda e sete pochetes, além do Fiat Uno, de placa HKC-8771, de Luís Eduardo Magalhães.

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/pm-apreende-mais-de-500-municoes-e-fardas-do-exercito-em-piritiba/

terça-feira, 23 de julho de 2013

Guardas Municipais Denunciam Perseguição do Governo Belezinha


Do Blog Interligado (Antenor Ferreira) 

A cultura da intimidação e da coação governista Parte II

Charge ilsutrativa
Os últimos dias em nosso município têm sido marcados por vários atos de manifestações das mais variadas formas. Os adeptos destes movimentos utilizam-se das redes sociais e pequenas reuniões com funcionários públicos, que apesar dos atos de coação praticados por alguns chefes de setores, insistem em lutar por seus direitos.

No atual reino que governa Chapadinha, os servidores tem que rezar cartilhas da senhora gestora, ou caso contrário dirão adeus a portarias galgadas durante meses de campanha, carregando bandeiras e gritando aos quatro cantos “tá tudo belezinha”. Esses, quase unanimemente, mostram-se insatisfeitos com a atual gestão e solidários a causa destas manifestações.
Como já era esperado, o grupo governista tenta a todo custo enfraquecer estas manifestações que buscam através da mobilização popular a tão prometida e sonhada mudança política. O que hoje podemos confirmar é que o que foi dito em palanques, tratava-se tão somente de mais uma utópica promessa de campanha, muito longe de ser cumprida.
Dentro desse contexto temos alguns dos integrantes da guarda municipal que após denunciarem nas redes sociais as precárias condições estruturais que estão submetidos como: falta de fardamento, tonfas, algemas, número insuficiente de rádios comunicadores, reajuste salarial da categoria, estrutura funcional definida em lei e a prática de algumas arbitrariedades por parte do atual comandante.
Como forma de resguardar a imagem de um governo “competente administrativamente” e garantir seu cargo, o senhor comandante, tratou logo de tomar as “medidas administrativas” que, logicamente, regem a cartilha da gestora.
Após tomar conhecimento pelo então secretário de Educação Francejane que os professores e funcionários de algumas escolas estavam sofrendo com as ações de usuários de drogas durante as aulas, o senhor comandante tratou logo de botar sua mente maquiavélica em ação. Uniu o "útil ao agradável", visto que segundo informações em uma conversa com o senhor secretário de administração Ilmar Mota, o então comandante teria dito dias antes dessa informação que os GCM’s responsáveis por essas denúncias estariam “contaminando o restante da tropa”. E Como forma de “purificar” o ambiente na sede da guarda municipal, ele pediu ao secretário que elabora-se um oficio solicitando seis guardas municipais para trabalharem nas escolas onde segundo o secretário de educação estariam ocorrendo tais problemas.
Com o oficio em mãos tratou logo de indicar os sentenciados. O mesmo estava tão entusiasmado com a ideia de remover os revoltosos da sede da guarda municipal e lota-los em uma escola, que se quer levou em consideração as competências do guarda municipal, sua forma de atuação, bem como sua solicitação logo que assumiu o comando da instituição, para que os guardas lotados em escolas fossem devolvidos a sede da guarda municipal, sobre a alegação de falta de contingente, e de que estavam sobre desvio de função. Solicitação esta prontamente atendida e fundamentada pela prefeitura, bem como o acordo firmado por intermédio de sua pessoa com a prefeitura onde previa a escala de 24 horas de trabalho por 96 de descanso, visto que o edital previa 30 horas semanais.O que se questiona não é a atividade a ser realizada nas escolas e sim a lotação dos guardas nas escolas, visto que o edital prevê que este serviço deverá ser realizado em forma de rondas, sem contar que atualmente a guarda municipal possui um déficit de aproximadamente oito guardas por equipe para realizar as atividades diárias.
Quanta contradição arrolada nesta lambança, cujo intuito é única e exclusivamente fazer prevalecer à hierarquia de um comandante que pensa que ainda estamos em pleno regime de ditadura, onde os militares detém o poder no estado. Ou, quem sabe, deve está sofrendo de alguma terapia regressiva mal sucedida.
Pobre serviçal. Alguém precisa avisá-lo que a sua guerra acabou e é hora de pendurar suas estrelas em uma parede e recordar suas mazelas e feitos durante sua carreira militar em uma cadeira de balanço.
E como o comandante da referida instituição pode ainda não está satisfeito, creio que o próximo passo será solicitar o corte dos adicionais de risco de vida, compensação orgânica e adicional noturno do salário dos seis guardas indicados pelo comandante. 

Quando questionado pelos “indicados” quanto ao critério utilizado na escolha dos GCM’s, o  comandante respondeu em alto e bom tom: “é uma questão pessoal minha”. Indignados com a medida arbitrária tomada como caráter punitivo e com o intuito de coagir os demais, diante desta situação os demais integrantes em solidariedade aos GCM’s indicados fizeram um abaixo assinado contra a remoção dos companheiros, da sede da guarda municipal, que foi assinado por todos os guardas efetivamente em serviço. 

Veja imagens do abaixo assinado:



Atrelado a este ato foi protocolada uma ação com pedido de relocação por desvio de função, bem como uma denúncia no Ministério Público com todas as assinaturas dos Guardas que compõem a instituição.
Tal atitude deixa claro o retrocesso à democracia e a liberdade de expressão imposta pela atual gestão do município de Chapadinha, onde os funcionários que não andam com o polegar pra cima são coagidos a pretexto do uso do poder de discricionariedade, poder este que segundo a lei deve ser acompanhado da impessoalidade do ato, coisa difícil de ver nos atos administrativos de alguns chefes de setores desta atual gestão “competente e administrativa”.
 
Fonte:  http://alexandre-pinheiro.blogspot.com.br/search?q=GUARDA+MUNICIPAL

sábado, 20 de julho de 2013

Umburanas: Prefeita Mirian Bruno sanciona Lei de criação da Guarda Municipal

A Prefeita Mirian Bruno, sancionou  esta semana a Lei de criação da Guarda Municipal de Umburanas, tipificada com o numero 168/2013 projeto este que teve iniciativa do executivo, dentro da estrutura legal  também já esta inserido o plano de cargos e salários da instituição,Umburanas com 17 mil habitantes terá em sua Guarda Municipal um  efetivo de 30 prepostos, sendo 10 do sexo feminino e 20 do sexo masculino.

Todo o processo de implantação da Guarda Municipal, esta tendo acompanhamento da ALPHA4 Consultoria, que tem como diretor o senhor  Agnelo  Guimarães,após seletiva especifica os prepostos passarão por curso de formação com base na Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais do Ministério da Justiça com carga horária de 550 horas, só após entrarão em atividade,dentre das atividades que serão desenvolvidos pela Guarda Municipal estão a  preservação do patrimônio público e a colaboração  com os órgãos de Segurança Pública Estaduais que atuam no município.Segundo a prefeita Miriam Bruno, o Município de Umburanas esta fazendo sua parte com relação à segurança a tranqüilidade e o bem estar do povo e prioridade, relata a prefeita.

Fonte: http://www.boletimpolicial.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1166:umburanas-prefeita-mirian-bruno-sanciona-lei-de-criacao-da-guarda-municipal&catid=38:noticias&Itemid=53

FEBAGUAM/BA e SINDGUARDAS/BA convocam todas as Representações de GMs do Brasil para comparecer em Brasília para Votação da PL-1332



Unidos numa só causa! Assim a FEBAGUAM e o SINDGUARDAS/BA através dos seus presidentes: Nélson Querino e Pedro assumem o compromisso com seus diretores em fazer o CHAMAMENTO para talvez, o mais esperado(e porque não maior)evento de Guardas Municipais de todo o Brasil.

"Entendemos que neste momento, os guardas municipais de toda a Nação, devem apertar as mãos em prol da Aprovação da PL-1332 que será a identidade, a Regulamentação de nossa categoria... Não é momento de representações dividirem-se pela vaidade ou algo individual, afinal de contas a luta é pela coletividade, aliás, um dos princípios basilares da nossa CF-88"(falou o CMT GM Jarbas Pires de Lauro de Freitas - que iniciou a fomentação desse belo encontro).

"Esse não é o momento colocar-se as dificuldades em primeiro lugar para não se fazer presente a Brasília! Devemos nos esforçar e corrermos atrás dos meios(carros, ônibus, vans), ou seja, juntar um belo Córum de GMs na Câmara de Deputados para fortalecer os anseios da categoria - disse o GM Alan Braga de Salvador".

"Sabemos que a união faz a força, por isso a parceria da FEBAGUAM com oSINDGUARDAS, que isso sirva de exemplo para todas as representações do Brasil e que cada município possa descer com suas caravanas para mostrarmos a capital do Brasil a força da nossa nação azul marinho - disse Nelson Querino"(Presidente da Febaguam).

"Só quem sabe o que é bom para os guardas, somos nós guardas". Chega de curiosos e estranhos a nossa causa... Lutemos pelo nosso sonho nós GMs - disse Pedro"(Presidente do Sindguardas/Ba).

Assim, espera-se que no dia 06/08 ou no dia 08/08 os GMs de todo Brasil compareçam com força para a aprovação da PL-1332, Lei Regulamentadora das Guardas Municipais Brasileiras.

PEDIMOS AOS COLEGAS REPRESENTANTES QUE SOCIALIZEM A INFORMAÇÃO E AJUDEM A CONVOCAR AS CARAVANAS DE TODOS OS LUGARES DO BRASIL.

Abraços a todos e que Deus nos abençõe rumo a mais uma grande vitória.

ACESSEM: http://www.florianonet.com.br/politicoscorruptos/deputado.html e mandem e-mails, façam ligações cobrando dos Deputados Federais a Aprovação de nosso PL-1332.

Fonte: FEBAGUAM / SINDGUARDAS/BA

terça-feira, 9 de julho de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA) É HOMENAGEADA PELOS SERVIÇOS PRESTADOS


Na manhã desta terça-feira, (09/07), o Comando Geral da Guarda Municipal de Santo Antônio de Jesus, recebeu uma homenagem do Prefeito Humberto Leite, pelos seus serviços prestados à comunidade durante os festejos de São João/2013. Em uma confraternização, a Guarda Municipal foi parabenizada pelo ótimo trabalho desempenhado, e foi anunciado a compra de equipamentos e acessórios, como também o fardamento camuflado, para o grupo aperfeiçoado no Curso de Técnicas Operacionais, além de uma viatura que já está realizando o serviço de ronda. Durante a reunião, o integrante da GM José Vieira Moreira, também foi homenageado pelos seus companheiros pelo seu aniversário e 30 anos de trabalho prestados ao Município.



Fonte: Comunicação – Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus/BA

Acesse a página da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais - FEBAGUAM, através do link: http://www.febaguam.blogspot.com.br

sexta-feira, 5 de julho de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE PIRITIBA (BA): CONCURSO ACONTECE NESTE DOMINGO


Prefeitura Municipal de Piritiba, estará realizando neste domingo 07/07/2013 o processo seletivo do Município para vários cargos, dentre os oferecidos o que esta sendo mais concorrido é para preposto da Guarda Municipal, crida pela Lei  Municipal 842/2013 o seletivo oferecera 43 vagas para contratação imediata,sendo 12 vagas para o sexo feminino e 31 vagas para o sexo masculino,as mulheres estão em destaque no certame com uma concorrência de 3.2 por vaga oferecida.
Segundo o prefeito Ivan Cedraz, ate Outubro estaremos com o sistema de segurança Municipal de Piritiba em plena atividade,tanto para a proteção do patrimônio como também a incolumidade do povo Piritibano.Após prova  objetiva os classificados dentro do numero de vagas passarão por teste de aptidão física.


Fonte: Bahia Acontece

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) E CONSELHO TUTELAR FLAGRAM SUPOSTO ALICIAMENTO DE MENORES


Ação do Conselho Tutelar em conjunto com a Guarda Municipal de Jacobina flagra suposto aliciamento de menores no bairro Jacobina III

O Conselho Tutelar, com a apoio da Guarda Municipal de Jacobina, realizou na tarde de sábado (29/06), ação de combate à Venda de Bebidas Alcoólicas para Crianças e Adolescentes, bem como a exploração e ao abuso sexual.
Cartazes do Conselho Tutelar e Recomendação da Promotoria da Infância e Adolescência de Jacobina foram afixados em restaurantes e bares localizados no interior do Centro de Abastecimento de Jacobina.
Ainda naquela mesma tarde, após recebimento de denúncia, Conselho Tutelar e Guarda Municipal se deslocaram ao bairro Jacobina III onde foi constatado que as menores de iniciais R.B.S., N.S.J. e S.S.A.R. estavam sendo aliciadas pela proprietária do Bar denominado Simplicidade conhecida por “Aninha”, para fins de trabalho infantil.
Uma das adolescentes declarou que também consumia bebidas alcoólicas. As Adolescentes e a proprietária do estabelecimento foram apresentadas à Delegacia de Polícia Civil para a adoção das medidas cabíveis junto à autoridade policial, que investiga o fato.

Fonte: Bahia Acontece